Fundada em 1988 pelo Dr. João Augusto de Oliveira Neto, a Alko do Brasil sempre direcionou seus negócios para atender indústrias farmacêuticas, hospitais e clínicas médicas.

Inicialmente atendendo médicos alergistas, a Alko do Brasil introduziu no mercado um produto inovador, conhecido como Puntor, que até hoje é muito bem aceito pela classe médica e amplamente usado nos procedimentos de testes alérgicos.

Com o crescimento, a Alko do Brasil expandiu seus negócios agregando produtos para testes de determinação de Pirogênio. Iniciou atendendo principalmente indústrias farmacêuticas fabricantes de injetáveis e, posteriormente, de diagnóstico por imagem, quando trouxe ao mercado brasileiro alternativas aos exames contrastados com produtos à base de Sulfato de Bário e Gadolínio, este último utilizado em exames de ressonância magnética.

Depois de consolidar seu nome como importadora e distribuidora exclusiva de grandes indústrias estrangeiras, a Alko do Brasil completou mais uma fase de sua existência com passos decisivos e representativos.

Instalada em um pequeno paraíso de 3.500m² no centro da Taquara, bairro do Rio de Janeiro, a empresa iniciou as atividades como fabricante de medicamentos, tornando nacional a fabricação da suspensão a base de Sulfato de Bário. Também passou a fabricar conectores descartáveis para serem utilizados nos procedimentos de tomografia, ressonância e angiografia.

Através da fabricação própria, conseguiu garantir um controle ainda maior das etapas do processo produtivo, assegurando total qualidade e maior conforto e segurança para médicos, enfermeiros e técnicos que utilizam seus produtos.

A Alko do Brasil reconhece que seu crescimento está refletido nas pessoas que nela trabalham e, como parte de sua responsabilidade social, investe na qualificação de seus colaboradores em treinamentos técnicos, comportamentais e na contratação de pessoal especializado. Desde sua mudança para a nova planta, a empresa atua buscando a boa utilização dos recursos naturais e externos, trazendo melhorias para a comunidade ao redor.

É como importadora, distribuidora e fabricante de produtos médicos e medicamentos que a Alko do Brasil está prestes a completar 30 anos atendendo ao exigente consumidor brasileiro. Com a determinação de sempre para realizar novos objetivos, não faltarão esforços para proporcionar à sociedade produtos de qualidade nos próximos anos.

Nossa Missão

Contribuir para a vida das pessoas, por meio de produtos e serviços voltados para a saúde da sociedade.

Nossa Visão

Ser reconhecida pelo mercado, como a empresa brasileira que faz a diferença na área da saúde.

Por que a Alko?

Porque nossos valores estão pautados no que há de mais importante para a empresa, você:

C – Compromisso
L – Lealdade
I – Ideais
E – Equipe
N – Nosso negócio
T – Transparência
E – Experiência

Linha do tempo

1988

Nasce a Alko do Brasil

Em 23 de Junho de 1988, João Augusto de Oliveira Neto decide concretizar um sonho. A Alko do Brasil é criada para trazer novos produtos da área de diagnóstico por imagem, alergia e determinação de pirogênio para o carente mercado brasileiro. Uma pequena importadora e distribuidora com sonhos grandes.

1989

O Primeiro Produto

Com um projeto inovador e patenteado pelo Dr. João Augusto, a empresa inicia as vendas do Puntor, produto voltado para testes de alergia.

1992

Novo negócio

Início da parceria com a empresa Charles River Laboratories – Endosafe, fabricante de reagentes para teste de determinação de endotoxinas.

1995

Novo negócio

Mais uma parceria se inicia com a empresa Bacon Saic, da Argentina, que fornece os meios de contraste comercializados pela Alko.

2003

O Crescimento do Sonho

Após mais de 20 anos como importadora, um importante passo é dado e começa a construção da fábrica no Rio de Janeiro em um terreno de 3.000m². 

2005

Casa Nova

Inaugurada a fábrica nova com +1.800m² de área construída.

2006

Nova marca, novos produtos

Com uma nova marca e a credibilidade de sempre, a Alko lançou no mercado sua própria linha de produtos para diagnóstico por imagem: meio de contraste a base de sulfato de bário e conectores para administração de contraste em bombas injetoras.

2013

2ª geração

Com o falecimento do Dr. João Augusto, o comando da Alko do Brasil passa para a 2ª geração com os seus filhos. #semprepresente

2014

Crescer para atender melhor

9 anos após se mudar, uma expansão aumenta a área construída para +3.400m².

2017

De cara nova

Em 2017, a empresa ganhou uma nova identidade visual. No redesenho da marca, serviram como inspiração seus principais valores: compromisso, dedicação ao cliente e, principalmente, o esforço, traduzido em benefícios para a saúde da sociedade. Saiba mais aqui.